Regras que salvam vidas

 

A Lima Transportes aplica também em suas operações de transporte de cargas perigosas as “Regras que Salvam Vidas“, que são as doze regras listadas a seguir:

1. Entender e praticar as normas da empresa. As normas nos orientam a exercer adequadamente as atividades atribuídas, garantindo a segurança no ambiente de trabalho.

2. Trabalhar com permissão, quando esta for exigida. Um espaço confinado como um reservatório, um tanque ou tubulação pode conter gás explosivo, ar contaminado venenoso ou outros perigos tais como falta de oxigênio. O acesso autorizado garante segurança, assim como permissão de suprimir ou desabilitar um equipamento crítico de segurança.

3. Não estar sob o efeito de álcool ou drogas enquanto trabalhar. O consumo do álcool ou drogas evidencia problemas de saúde, como a falta de coordenação motora, sonolência, comportamento alterado, entre outros prejudiciais às atividades laborais e à segurança.

4. Estar consciente dos riscos da atividade, e utilizar equipamento de segurança. Conhecer os riscos e cuidados, bem como as formas de proteção necessárias ao exercício de suas atividades, contribui para a redução dos acidentes de trabalho. Exemplificando: ao trabalhar em altura acima de 1,80 metros, fora de um ambiente preventivo, será necessário o uso de equipamento de proteção contra quedas, assim como estar concentrado antes do início de trabalho e usar equipamento de proteção específico, são determinantes para se evitar perigos como: eletricidade, pressão, materiais tóxicos, gás venenosos, produtos químicos, líquidos quentes ou radiação.

5. Realizar testes de gás quando for necessário. O ar é testado para evitar explosões e/ou assegurar que se possa respirar com segurança.

6. Não tomar medicamentos sem prescrição ou orientação médica. A utilização correta de medicamentos exige orientação médica, atenção e cuidados para se obter o restabelecimento da saúde. Portanto, os medicamentos só devem ser utilizados somente quando necessário.

7. Conhecer os riscos decorrentes da manipulação de substâncias perigosas. A manipulação inadequada de substâncias perigosas (líquidos, gases ou sólidos) traz riscos à saúde, que podem se manifestar de diversas formas, desde ligeiras irritações oculares e cutâneas a casos mais graves, como asma, problemas reprodutivos, etc. Podendo ocorrer através de uma única ou várias exposições, dependendo da acumulação destas substâncias no corpo.

8. Não fumar em áreas proibidas. A fumaça liberada pelo cigarro torna os não-fumantes em fumantes passivos, e a brasa do cigarro jogada em locais inadequados aumenta o risco de incêndios.

9. Ao dirigir, não usar o celular e não exceder o limite de velocidade. Quanto maior a velocidade, mais fechado é o campo de visão (na forma de um cone); ou seja, menor é a capacidade de perceber o que ocorre ao seu redor. Assim como os motoristas que falam ao celular não só dirigem mais devagar, como também ficam mais lentos para acionar o freio e apresentam menos reflexos e mais desvio na trajetória.

10. Usar o cinto de segurança. O cinto de segurança é um dispositivo simples que serve para proteger a vida, diminuindo as consequências do choque nos acidentes sobre o corpo.

11. Seguir o plano de viagem estabelecido. O plano de viagem é uma orientação para que o motorista viaje e chegue ao seu destino de forma ágil e segura.